sábado, 31 de maio de 2014

Fabricantes de ônibus vão pressionar Dilma

Ricardo Della Coletta e Lu Aiko Otta | Agência Estado
Depois de conseguirem a aprovação, pelo Congresso, de uma reformulação no sistema de licitação de linhas de ônibus interestaduais no País, empresas fabricantes destes veículos e companhias transportadoras de passageiros preparam para os próximos dias uma força-tarefa para pressionar a presidente Dilma Rousseff a não vetar a proposta.
As reuniões devem começar na próxima semana, quando dirigentes de montadoras de ônibus pedirão audiência com os ministros Mauro Borges, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e César Borges, dos Transportes. "É um assunto que os produtores estão buscando há muito tempo", resume José Martins, vice-presidente da Marcopolo e à frente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Na quarta-feira, 28, a Câmara dos Deputados aprovou emenda incluída em uma Medida Provisória que modifica a delegação do serviço de transporte terrestre interestadual de passageiros do sistema de permissão para autorização. O principal objetivo é acabar com uma disputa judicial que se arrasta desde 2008 e que tem prejudicado encomendas dos fabricantes. Agora, a presidente Dilma tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o dispositivo e o governo deverá conviver até lá com pressões do setor.
Pelo novo regime, a transportadora que cumprir requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para um determinado trecho poderá encaminhar o pedido ao órgão regulador e ser autorizada a operá-lo, sem processo licitatório. Atualmente, no modelo de concessão, os lotes para operação de linhas foram licitados por um período de 15 anos, com prazos e tarifas fixados em contrato. As concessões atuais, no entanto, venceram em 2008 e o novo leilão que o governo tentou promover no final do ano passado foi questionado pelas empresas na Justiça.
Prazo.
Desde então, as linhas passaram a operar via autorizações especiais que, pela emenda aprovada pelo Congresso, deverão ser extintas pela ANTT em até um ano, prazo que poderá ser prorrogado pela agência ou pelo Ministério dos Transportes. "A pior coisa para o setor produtor é a indefinição", afirma Paulo Porto Lima, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiro (Abrati).
A pressão das empresas é explicada pela resistências na área técnica do governo. A escolha de concessionários pelo sistema de autorização já foi utilizada no passado e era um processo pouco transparente, altamente discricionário. Por isso, há quem veja a volta dessa modalidade como um retrocesso institucional. Uma das atribuições da ANTT, ao ser criada, era justamente licitar novamente as linhas de ônibus por meio de concorrência.
A ideia dos empresários, porém, ganhou apoio dentro do governo. À frente, está o MDIC, que vê nesse processo uma possibilidade de fortalecer a produção industrial num momento em que o Produto Interno Bruto (PIB) do País está fraco. Segundo o IBGE, a economia nacional expandiu apenas 0,2% nos três primeiros meses do ano, com queda da indústria no período. Diante disso, os técnicos da ANTT avaliam se é possível retornar ao sistema de autorizações, mas de uma forma "regrada". Eles procuram uma fórmula que não seja uma volta ao passado e que ofereça maior transparência.

BRT Transcarioca do Rio começará a funcionar com 2 dos 7 serviços

Até o início da Copa do Mundo, o BRT Transcarioca, corredor exclusivo para ônibus que ligará o Aeroporto Internacional.
Até o início da Copa do Mundo, o BRT Transcarioca, corredor exclusivo para ônibus que ligará o Aeroporto Internacional do Galeão (na Ilha do Governador, zona norte do Rio) à Barra da Tijuca (na zona oeste), terá apenas dois dos sete serviços em funcionamento. No sábado, dia 1º, a presidente Dilma Rousseff vem ao Rio para inaugurar o sistema.
Na segunda-feira, 2, começarão a funcionar 20 estações, da Barra da Tijuca a Jacarepaguá. Dois dias depois, na quarta-feira, 4, a linha semidireta Barra-Galeão começará a operar. Os turistas que chegarem ao Rio pelo Aeroporto Internacional e desejarem ir ao estádio do Maracanã deverão embarcar na linha semidireta Barra-Galeão (R$ 3) e fazer a integração com o metrô na estação Vicente de Carvalho (mais R$ 3,50) até a estação Maracanã. O tempo médio de viagem é de 1 hora.
Ao todo, o BRT terá 47 estações, distribuídas em 39 quilômetros, que cortarão 27 bairros (incluindo os complexos de favelas da Cidade de Deus, Penha, Alemão e Maré). A abertura das estações será gradual "para adaptar a operação, o novo padrão de tráfego e diminuir os impactos para a população", explicou o prefeito Eduardo Paes (PMDB). A previsão do secretário de Transportes Alexandre Sansão é de que, em três meses, o sistema funcione plenamente.
Com 147 ônibus articulados, cada um com capacidade para transportar 200 passageiros, o BRT deverá transportar 320 mil pessoas. Integrado aos demais modais da cidade (trem, metrô e ônibus), além da Transoeste, Transolímpica e Transbrasil (corredores de ônibus que estarão completos até 2016), a expectativa é de que o sistema atenda 450 mil pessoas por dia e retire 478 ônibus das ruas. "A Transcarioca integra a cidade e a região metropolitana. Com todos os modais interligados uma pessoa poderá sair de Nova Iguaçu (na baixada fluminense) e chegar na Barra em pouco tempo", exemplificou Paes. Os cálculos da prefeitura apontam para uma redução de 60% no tempo de deslocamento.
Segurança.
As 47 estações e os 147 veículos serão monitorados 24 horas pelo Centro de Controle Operacional, que já controla a Transoeste (que conecta a Barra da Tijuca e Santa Cruz, bairros da zona oeste). Além disso, a segurança será feita por policiais militares em dias de folga, como parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
De acordo com o presidente do sindicato das empresas de ônibus (Rio Ônibus), Lélis Teixeira, haverá policiais à paisana e desarmados dentro dos ônibus e outros agentes armados e uniformizados nas estações. Questionado sobre a possibilidade de suspensão do serviço de BRT em uma possível paralisação de rodoviários, Teixeira se limitou a dizer que "existe um plano de contingência da prefeitura". "Mas acredito que não teremos paralisações durante a Copa pela baixa adesão (na quarta-feira, 28, quando apenas 10% da frota não circulou)", completou.
A Prefeitura também implantou 39 radares ao longo do BRT (um por quilômetro) e aumentou a quantidade de placas sinalizadoras para reduzir a quantidade de acidentes e atropelamentos. "Pedimos que as pessoas respeitem as regras de trânsito e que os pedestres respeitem as regras de circulação", pediu Paes.
Via Estadao



sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ônibus: Marcopolo celebra mudança na licitação de linhas

Gabriela Lara | Agência Estado
A Marcopolo comemorou a decisão do Congresso de aprovar a reformulação do sistema de licitação de linhas de ônibus interestaduais no Brasil. "A expectativa é que isso faça com que os empresários do setor voltem a investir mais na compra de ônibus", disse o diretor de Relações com Investidores da empresa, José Valiati. Nesta quinta-feira, 29, as ações PN da fabricante de ônibus subiram ao longo do dia, chegando a registrar valorização de 11,84% na parte da manhã. O papel fechou com alta de 8,31%, negociado a R$ 4,17. "Recebemos bem a notícia, assim como o mercado", afirmou Valiati.
De acordo com o texto aprovado pela Câmara - e que agora aguarda a sanção da presidente Dilma Rousseff -, a delegação do serviço de transporte interestadual e internacional de passageiros passa da modalidade de permissão para a de autorização, o que, na prática, deve garantir mais flexibilidade e competitividade ao setor. As novas regras também visam acabar com uma disputa judicial que desde 2008 tem prejudicado encomendas de novas carrocerias. "Era uma demanda antiga, essa mudança (no modelo de licitação) estava em discussão há muito tempo", lembrou Valiati. "A definição é uma ótima notícia, a pior coisa para os negócios é a insegurança."
Segundo ele, com a facilitação do ambiente para distribuição e manutenção de linhas interestaduais, os empresários terão mais previsibilidade e segurança para projetar fluxo de caixa e volume de investimento. "Sem dúvida a demanda estava prejudicada e agora deve voltar a crescer. É isso que esperamos, mas ainda é cedo para estimar números", disse. Valiati ressaltou que as carrocerias destinadas ao segmento de transporte interestadual representam apenas uma parte da produção da Marcopolo - a fabricante gaúcha também atende as empresas que operam linhas urbanas.

Montadora de ônibus apresenta sistema de gestão para BRT em Aracaju.

O superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe da Silva Filho, recebeu na manhã desta quinta-feira, 29, a visita de representantes de uma empresa montadora de ônibus e veículos articulados. O intuito foi conhecer o sistema de soluções inteligentes administrado pelo grupo para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Aracaju. Eles estiveram reunidos na sede da SMTT, juntamente com o secretário adjunto da Defesa Social e da Cidadania, Arivaldo Barreto, o diretor de Transportes Públicos do órgão, cel José Péricles Menezes e o diretor da Viação Progresso, Emanuel Wanderley.
Esse sistema de transporte apresentado pela empresa funciona em vias livres e sistema de gestão com análise, planejamento contínuo e manutenção preventiva dos veículos. As informações disponibilizadas aos passageiros são possíveis devido a uma tecnologia adaptada aos carros, chamada de telemetria. Através dela o órgão gestor do transporte saberá até mesmo como o motorista dirige o veículo. Isso também é possível com o auxílio do georeferenciamento, com o qual 100% da frota de ônibus de Aracaju já circula.
Rapidez, pontualidade e conforto para os passageiros são outros itens que faz parte desse sistema. É o que considera o diretor de mobilidade da empresa, Ayrton F. do Amaral Filho. Como o nosso articulado é o único no mercado em que o motor está no primeiro veículo, temos uma condição completamente diferente dos outros que têm o motor traseiro. Nós também temos motores traseiros, mas é para baixa demanda de passageiros. Não é para transporte de massa. Porque quando se tem muita gente e o motor está lá atrás, os passageiros ficam sendo empurrados para frente o tempo todo. A diferença é absurda. Tanto para o conforto quanto em capacidade. Isso desgasta muito mais pneu. Então, eu posso ter uma articulação robusta, que não sofre absolutamente nada e posso ter o trailer maior, sem precisar colocar mais eixos, explicou.
Segundo o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, a Prefeitura de Aracaju está avançando nos projetos de implantação do BRT na cidade. Para ele, esse é um investimento que proporcionará maior qualificação do transporte público. Aracaju tem a crescer demais na questão do transporte. Essa é mais uma visita de uma empresa montadora de veículos articulados, já pensando na instalação do BRT na nossa cidade. E nós estamos, justamente, verificando o modelo mais viável e mais adequado para esse novo sistema. Para tanto, estamos com esse programa de receber as montadoras, chamando as empresas de ônibus que poderão participar da licitação, visando sempre a melhor qualidade do serviço prestado à sociedade, explicou.
BRT
O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo mais rápido e confortável. Ele trafega por corredores exclusivos, onde a estrutura da via é modificada para dar prioridade a esse transporte. Um dos pontos positivos para a implantação do BRT é a melhoria na fluidez no trânsito e o valor de custo. Isso porque, o sistema é utilizado em vias de asfalto e não em trilhos, a exemplo dos metrôs.
Mais de 150 cidades do mundo já funcionam com o BRT no sistema de transporte público. No Brasil, cidades como Curitiba-PR e Goiânia-GO também contam com o sistema. Para a implantação do BRT em Aracaju estão previstos corredores nas avenidas Augusto Franco, Hermes Fontes, Coelho e Campos, São Paulo, Maranhão e Visconde de Maracaju. O projeto é desenvolvido pela equipe de arquitetos do curitibano Jaime Lerner.
Ascom AAN

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Maricá: Ônibus da ‘Amparo’ terão duas roletas

A Viação Nossa Senhora do Amparo foi escolhida pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) para testar oito novos ônibus com o sistema de duas roletas, que serão colocados nas linhas Maricá x Rio do Ouro e Centro x Recanto.
O sistema de duas roletas funciona da seguinte maneira: Uma delas irá servir exclusivamente para pagantes em dinheiro e portadores de gratuidade (Idoso; Estudantes e Especial), já a outra roleta irá funcionar para quem utiliza a bilhetagem eletrônica, o Rio Card.
A intenção deste sistema é agilizar o atendimento e com isso diminuir o tempo das viagens, que teve um aumento significativo com a instalação dos leitores biométricos para quem utiliza gratuidade.

Empresas compram 600 ônibus para trocar frota e repor queimados em SP

FolhaPress
Empresas responsáveis pelo transporte público de São Paulo compraram 600 ônibus novos para substituir os veículos da frota com mais de dez anos e outros 123 queimados desde o início de 2013 --70 apenas neste ano. Segundo o SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros) a maior parte dos veículos já está circulando em todas as regiões da cidade. Os modelos comprados são o alimentador, articulado e superarticulado. Cada um custou de R$ 400 mil (o mais básico) até 800 mil (superarticulados com ar). Todos os veículos, comprados da empresa Caio, têm sistema elétrico de comando da carroceria, poltronas estofadas e rampas para acessibilidade. Foram compradas 250 unidades do modelo superarticulado, que são maiores, têm ar condicionado e geralmente circulam em corredores onde há maior demanda de passageiros. De acordo com a SPUrbanuss, as encomendas foram feitas pelas empresas em 2013, mas só ficaram prontos nas últimas semanas pois depende da montagem dos veículos e liberação da SPTrans (São Paulo Transporte).

terça-feira, 27 de maio de 2014

Mais 16 ônibus novos são entregues em Rio Branco

Prefeitura pretende concluir renovação de frota até setembro.
Ônibus entram em operação a partir desta segunda-feira, 26.
Como parte do projeto de renovação e modernização da frota do sistema de transporte coletivo de Rio Branco, outros 16 ônibus foram entregues nesta segunda-feira (26) pelo prefeito Marcus Alexandre. Os veículos entram em operação ainda nesta segunda.
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"Este é um esforço de prestar o melhor serviço, com melhor qualidade e a regularização do transporte coletivo", frisou Marcus.
Segundo o prefeito de Rio Branco, este ano devem ser entregues um total de 42 novos ônibus dos quais 32 já estão na capital. "A meta nossa até setembro com a chegada de outros dez ter uma idade média da frota de quatro anos, que é uma das menores do país", afirmou.
Em 2013, foram entregues à população vinte e dois novos ônibus, dos quais quatro são articulados que operam nas linhas com grande fluxo de passageiros como Sobral, Santa Maria e Liberdade.
Com um total de 120 coletivos que operam em 54 linhas atendendo a zona urbana e algumas rurais que ficam no entorno da cidade, os novos ônibus contemplam as linhas Ufac, Calafate São Miguel, Calafate Ilson Ribeiro, Ufac/Rodoviária, Norte Sul/Santa Inês, Custódio Freire, Mocinha Magalhães, Santa Maria/Vila Acre, Apolônio Sales, São Francisco/Incra, São Francisco/Placas, Alto Alegre, Taquari, Cidade do Povo, Tancredo Neves e Bahia/Palheiral.
Fonte: Do G1 AC

segunda-feira, 26 de maio de 2014

BRT Transcarioca vai utilizar biodiesel de cana

Inicialmente, seis veículos do Transcarioca usarão combustível que emite 90% menos poluentes
PAULO CAPPELLI
Rio - Uma novidade nem tão perceptível aos olhos do passageiro mas que, a longo prazo, pode fazer muita diferença no ar que ele respira: o diesel produzido a partir da cana de açúcar será o combustível usado por parte da frota de ônibus que circulará no BRT Transcarioca. Além de totalmente renovável, o biodiesel originado da cana reduz em até 90% a emissão de gases causadores do efeito estufa, sendo ainda menos poluente que o produzido a partir da soja, hoje mais utilizado no Brasil. Será a primeira experiência no transporte público do Rio envolvendo o novo biocombustível sem a adição do diesel comum.
Inicialmente, seis veículos “verdes” rodarão pelo corredor expresso que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca. “Dos 147 ônibus do Transcarioca, seis serão abastecidos com o biodiesel da cana, para fazermos o teste em condições reais de operação. Utilizaremos 200 mil litros do combustível para essa fase experimental de seis meses. A ideia é usarmos cada vez mais o combustível renovável da cana na frota do Rio”, revela Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).
Outra vantagem é que o biocombustível da cana pode abastecer veículos que utilizam o diesel convencional, sem necessidade de alteração no motor. Um dos empecilhos, no entanto, é o preço: o litro atualmente não sai por menos de R$ 9,00, cerca de quatro vezes o valor do diesel comum. 
“O produtor tem prometido trazer o combustível renovável da cana ao preço do diesel comum até 2016. Daí, poderíamos começar a fazer a substituição”, avalia Wilson. 
O biocombustível da cana é produzido na Usina Paraíso, no município de Brotas, em São Paulo, pela empresa americana Amyris. O investimento para os seis meses de experiência no Transcarioca é de R$ 2 milhões, resultado de uma parceria entre prefeitura, Fetranspor, Amyris e as distribuidoras Shell e Ipiranga. O Transcarioca será inaugurado 1º de junho, em evento com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Passageiros poderão utilizar o serviço a partir do dia 2.
Corredor vai tirar 500 ônibus das ruas e reduzir emissões em 18%
Embora oriundo da cana de açúcar, o biodiesel produzido em São Paulo e que abastecerá os ônibus do Transcarioca é bem diferente do etanol que motoristas brasileiros já estão acostumados a encontrar nas bombas dos postos de gasolina. “Trata-se de um combustível revolucionário, que é desenvolvido a partir de micro-organismos geneticamente modificados que produzem a fermentação do caldo de cana. Em vez de etanol, há a produção de hidrocarboneto”, explica Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Fetranspor. “O material particulado, que é aquela fuligem que sai dos escapamentos dos veículos, é reduzido em 41% com o combustível renovável da cana”, acrescenta.
Segundo estudos da Fetranspor, com o corredor Transcarioca em funcionamento, a emissão de gases poluentes cairá 18%, mesmo sem levar em conta o uso do biocombustível da cana. Os cálculos foram elaborados com base na retirada de 500 ônibus antigos que sairão de circulação, na melhoria da eficiência energética por conta da velocidade operacional — os novos ônibus ficarão livres de engarrafamentos — e na redução da quilometragem total rodada. 
O serviço parador do BRT começará a funcionar em 2 de junho, da Barra até o Tanque. Já a linha expressa do Aeroporto à Barra, com integração à Linha 2 do metrô, começa a operar dia 4.
Relatório sobre modelo elétrico sairá em julho
Em fase de testes desde o fim de março, o ônibus elétrico em circulação no Rio ainda precisa de aperfeiçoamento para se tornar comum nas ruas da cidade. De acordo com Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), os resultados apresentados até o momento são apenas razoáveis. “Estamos fazendo uma avaliação técnica detalhada do combustível gasto por dia e do carregamento por passageiros.
Devemos fechar, em julho, os primeiros relatórios do ônibus elétrico em termos de incentivo e financiamento. Acreditamos que ainda precisamos evoluir, mas não estamos abrindo mão dessa tecnologia”, diz. 
A montadora chinesa BYD, que fabrica o ônibus elétrico, anunciou este ano investimentos de US$ 100 milhões para instalar uma fábrica no Estado de São Paulo. Fato que pode contribuir para a popularização, no Brasil, de veículos movidos a energia elétrica. 
Em São Paulo, um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal prevê devolução de metade do valor gasto com IPVA para veículos elétricos. O texto aprovado está, atualmente, em análise pelo prefeito Fernando Haddad.

domingo, 25 de maio de 2014

Piracicaba testa ônibus 100% elétrico

Foto: Pedro Negrão/Jornal Cruzeiro do Sul
iG Paulista
Ônibus teste movido a bateria circulou em Sorocaba em março deste ano; ele é 100% elétrico e não é poluente
A empresa Via Ágil, responsável pelo transporte coletivo em Piracicaba, começou a testar nas ruas da cidade um ônibus 100% elétrico da empresa chinesa BYD.
O veículo está circulando em alguns horários do dia, não está recebendo passageiros e como já foi visto por algumas pessoas, chamou a atenção, principalmente pelo fato de ser 100% elétrico e não poluente.
A Gazeta apurou que os testes tiveram início na quarta-feira (21). Ontem, o veículo também foi visualizado nas ruas da cidade, mas foi recolhido por volta das 17h.
De acordo com um representante da Via Ágil, técnicos e mecânicos estão circulando com o motorista para avaliar o rendimento do veículo.
O prefeito Gabriel Ferrato disse que o teste irá verificar o rendimento do ônibus elétrico com o tipo de pavimentação da cidade e o relevo.
"É um tipo de veículo que não tem condições de passar por determinados locais, porque tem um poder menor de arranque", comentou.
Antes de passar por Piracicaba, esse mesmo ônibus teria sido testado em Sorocaba.
O Jornal Cruzeiro do Sul registrou o início do teste nas ruas daquele município, em março. A reportagem de Lucas Spirim informou que a montadora chinesa já enviou este modelo elétrico para outras cidades, como São Paulo, Salvador e Brasília. 
Entre as vantagens deste ônibus em relação aos tradicionais a combustão é que ele não emite poluentes, é silencioso e funciona a bateria. 
De acordo com a página da montadora chinesa nas redes sociais, a empresa prevê investir US$ 100 milhões para instalar uma fábrica de ônibus elétricos em uma cidade do interior de São Paulo.
O objetivo é produzir quatro mil unidades desse veículo por ano e a cidade escolhida deverá estar localizada a uma distância de 130 quilômetros da capital, que pode ficar entre a região de Campinas e do Vale da Paraíba.
Outra informação do site é a possibilidade da BYD adquirir uma fábrica já existente.
O anúncio da fábrica deverá ser feito em agosto para produção do modelo K9, com autonomia de 250 quilômetros, a partir de 2015 ou 2016.
Testes
O ônibus elétrico não será incorporado à frota de veículos da Via Ágil, que atualmente opera com 239 veículos, incluindo os do projeto Elevar. Segundo a empresa, já foram adquiridos 50 novos ônibus.
"Como a empresa é nova, assumiu recentemente a operacionalização do transporte coletivo de Piracicaba, muitas empresas enviam ônibus para serem testados. Elas querem vender, mas já compramos 50 novos", disse um representante da empresa.
O ônibus elétrico é o primeiro a ser testado. "Outras empresas deverão enviar veículos com outros combustíveis alternativos. Esse ônibus elétrico está na empresa há alguns dias e só agora os testes foram iniciados", afirmou.
Segundo ele, a princípio o ônibus não transportará passageiros e não circulará todos os dias. "Como estamos implantando novo sistema, as atenções estão voltadas para os novos serviços. Os testes vão ajudar a avaliar, inclusive os custos com esse ônibus elétrico".
Segundo o site da empresa, a bateria, para o ônibus elétrico ter autonomia de 250 quilômetros precisa de uma recarga de cinco horas.

sábado, 24 de maio de 2014

Azul oferece novos ônibus gratuitos entre Congonhas e Guarulhos

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras oferecerá uma nova linha de ônibus gratuita para clientes, entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos. O novo trajeto terá início amanhã (23/05) com oito frequências de segunda a sexta, cinco aos sábados e sete aos domingos. Para utilizar o serviço, será necessário apresentar reserva de passagem.
Dois novos carros integrarão a frota para fazer o trajeto diariamente e sem paradas – em Guarulhos, a companhia concentra operações no Terminal 4. Os veículos estarão personalizados com a identificação tradicional e ainda receberão uma pintura adicional que destaca o novo trajeto oferecido. Os ônibus contam com 46 poltronas estofadas e reclináveis e são equipados com sistema wi-fi, o que garante mais conforto na viagem entre os destinos.
A companhia já conta com cerca de 30 ônibus que fazem diariamente o trajeto a partir do Aeroporto Internacional de Campinas. Os destinos são o Terminal Rodoviário da Barra Funda, Shopping Eldorado, Shopping Tamboré e aeroporto de Congonhas. Para o interior de São Paulo, há transporte gratuito para Sorocaba, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste a partir do aeroporto em Campinas. Os trajetos gratuitos de ônibus também se estendem a Santa Catarina, onde há ligação sem custo para Clientes da Azul entre Blumenau e Navegantes.
Confira os horários da nova linha Congonhas/Guarulhos e Guarulhos/Congonhas:

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Volvo entrega 124 ônibus articulados para operar no corredor Transcarioca, do Rio de Janeiro

A Volvo Bus Latin America entregou os 124 ônibus articulados da marca que vão circular na Transcarioca, corredor de BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro que será inaugurado no dia 1º de junho.
"O BRT do Rio de Janeiro é um exemplo de que vale a pena investir em um sistema de transporte organizado com ônibus. Aumenta a eficiência do transporte urbano, com velocidades médias mais altas e menor tempo de viagem, além de ser mais barato e mais rápido de ser implementado", destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
A Transcarioca possui 39 km de extensão e liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca. O corredor, primeiro a cortar transversalmente a cidade, vai beneficiar cerca de 450 mil passageiros por dia.
Os articulados da Volvo que vão circular na Transcarioca possuem 21 metros de comprimento e transportam 180 passageiros, capacidade 20% superior à maioria dos similares ônibus que circulam no Rio de Janeiro atualmente. Esta maior capacidade de transporte permitiu uma redução na quantidade de veículos que vão circular pelo corredor o que, consequentemente, aumenta a velocidade média do sistema, reduz as emissões de poluentes e os custos operacionais.
Todos os ônibus são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. "São itens que garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e ainda a redução dos custos operacionais, características fundamentais para um transporte público de qualidade", afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
Outra vantagem dos veículos é que possuem controle de aceleração inteligente, exclusivo Volvo, que permite reduzir ainda mais o consumo de combustível. Sua função é garantir que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo. "Este item otimiza a eficiência do veículo, pois evita uma aceleração acima do necessário, reduzindo o consumo de combustível", explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.
Matemática Volvo
A Volvo, junto com a Treviso, concessionária da marca no Rio de Janeiro, ajustou sua estrutura para assegurar a alta disponibilidade dos veículos e garantir que operem com o menor custo por quilômetro rodado. "Estamos oferecendo aos clientes benefícios como oficina volante, alta disponibilidade de peças e maior oferta de pessoal treinado, ao mesmo tempo em que ampliamos a competitividade de peças de reposição", afirma Márcio Paschoalin, diretor executivo do Grupo Treviso.
Gestão de frota
Os veículos também podem ser equipados com sistema de gestão de frotas da Volvo, que disponibiliza ao operador, em tempo real, informações sobre a eficiência da operação. É possível acompanhar o consumo de combustível, o giro, marcha lenta, emissão de poluentes, horas e quilômetros rodados, código de falhas, desgaste das peças e velocidade média da frota por veículo e por motorista.
"São informações que contribuem para aumentar a eficiência da operação, já que permite definir metas e identificar e corrigir desvios, além de diminuir os custos operacionais de consumo e manutenção", explica Vinicius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin América.
Pioneirismo
A Volvo é pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas de BRT e líder neste mercado na América Latina. A empresa foi a primeira a produzir ônibus articulados no país nos anos 80. Nos anos 90, a empresa desenvolveu no Brasil, os ônibus biarticulados, que hoje transportam 270 passageiros. A empresa ainda é a única a produzir este modelo de veículo no país.
Mais informações,
Milena Miziara - Volvo Bus Latin America
Assessoria de Imprensa - Comunicação Corporativa
Tel.: +55 41 3317- 4255 - E-mail: milena.miziara@volvo.com

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Caravana BSG - EBT 2014

- Inscrições abertas: http://galeriabsg.blogspot.com/

A Caravana BSG já é uma tradição de sucesso entre os busólogos do Estado do Rio e, tem proporcionado a confraternização entre os admiradores de ônibus como nunca antes. Diminuindo distâncias, damos condições de transporte aos diversos eventos do hobby, movimentando um maior número de busólogos para prestigiar os encontros dos demais amigos.
Esta edição especial da Caravana BSG te levará ao 6º EBT - Encontro de Busólogos em Teresópolis , organizado anualmente pelo TEREBUS. Sendo um dos mais conhecidos encontros sobre ônibus hoje no Estado, o BSG e o TEREBUS reforçam mais um ano da companheirismo para construção e prestígio do evento.
A nossa grande parceira nessa edição da Caravana BSG é a TRANSTURISMO RIO MINHO , empresa amiga do nosso grupo que coloca à disposição um de seus mais comentados ônibus atualmente: o Rio Minho Copa, veículo com plotagem especial para a Copa do Mundo 2014.
Participe conosco dessa viagem especial! Conheça a PROGRAMAÇÃO da viagem e o REGULAMENTO desta Caravana abaixo, e inscreva-se.
PROGRAMAÇÃO
EVENTO DESTINO: 
Encontro de Busólogos em Teresópolis
DATA: 07 de Junho de 2014, Sábado.
LOCAIS PARA EMBARQUE:
Ponto 1) Terminal João Goulart em Niterói - Plataforma externa ao lado do Caminho Niemeyer
Ponto 2) INTO no Rio de Janeiro - Rua lateral em frente à entrada do Hospital
Ponto 3) Mercado São Sebastião no Rio de Janeiro - Rua lateral à Av. Brasil, ponto final das linhas N.S. Penha.
HORÁRIOS PARA EMBARQUE: 
No Ponto 1) Às 7h30 da Manhã 
No Ponto 2) Às 8h10 da Manhã 
No Ponto 3) Às 9h da Manhã
RETORNO: 
Ao fim do evento
REGULAMENTO
1) Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 , que deverá ser paga no momento do embarque. O valor não tem relação com custeio de turismo e é voltado aos gastos de organização e agendamento da Equipe BSG.
2) A Caravana BSG permitirá a participação dos MENORES DE IDADE que tenham no mínimo 15 anos.
3) Todos deverão portar RG.
4) As vagas são limitadas e as inscrições podem ser suspensas sem aviso prévio, ao lotar o ônibus.
5) Ao se inscreverem, os participantes declaram se adequar à programação de horário, às orientações de segurança ao longo da viagem e, ademais, declaram estar cientes do roteiro a ser seguido pelo grupo.
6) A inscrição não garante a participação na viagem, os participantes desta Caravana BSG serão avaliados por nossa equipe e, após, informados, ao longo dos próximos dias.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ônibus: como em qualquer outro negócio, detalhes são fundamentais

Pesquisa mostra que padronizar o atendimento espanta clientes.Adamo Bazani
Não basta mais a concessão pelo poder público, um contrato de licitação ou mesmo o contrato com uma empresa privada para fretamento.
Felizmente, já se foi o tempo que apenas a assinatura de um papel garantiria bons resultados financeiros para uma companhia de transporte de passageiros.
Hoje a concorrência é grande e, a qualquer descuido, uma empresa de ônibus pode perder demanda, mesmo sendo urbana com linha definida e operação exclusiva.
Se uma cidade, por exemplo, não permite monopólio, muitas vezes o passageiro prefere andar quarteirões a mais para optar pela empresa que presta melhores serviços.
Se o transporte público não agrada, hoje as facilidades para se adquirir um carro, novo ou usado, e principalmente uma moto, podem fazer com que os passageiros desistam dos meios coletivos de deslocamento.
É certo que o poder público não está ainda fazendo adequadamente sua parte ao não criar políticas de mobilidade urbana, que são muito além de obras, que deem preferência no espaço urbano ao transporte coletivo para que ele seja ágil, confortável, barato e, consequentemente, se torne atrativo em relação aos meios de deslocamento individuais.
No entanto, apesar de prestar um serviço público, uma empresa de ônibus é um negócio. Assim, as companhias de transporte coletivo também devem fazer sua parte para evitar a perda de passageiros.
Primeiro, o empresário de ônibus deve ter uma visão mercadológica de seu negócio.
Quebrar velhos conceitos para isso é fundamental. Um exercício interessante, que beneficia a população, o poder público e o próprio negócio, é enxergar o ônibus como uma loja que vende o mesmo produto que outra loja que fica em frente: o carro ou a moto.
Como atrair clientes para minha loja em vez de eles ficarem interessados pelo outro estabelecimento?
Pontualidade, frota que não quebra toda a hora, direção segura por parte do motorista é o mínimo que se espera de uma empresa de ônibus.
Mas atenção! O assunto é concorrência. Quem só oferece o mínimo, tende a não ficar bem no ramo.
E as empresas de ônibus, para o bem de todos, passageiros e delas mesmas, devem pensar nos detalhes, que parecem sutis e que não são percebidos pela população, mas que fazem sim a diferença.
Uma prova disso é uma pesquisa de 2012, cujos resultados são válidos até hoje do IBHE (Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial).
A pesquisa mostra que a padronização no atendimento não atrai clientes e que o consumidor brasileiro hoje busca algo a mais das empresas prestadoras de serviços.
Respeito e Confiança continuam como os itens mais escolhidos pelos clientes: 26%. Mas outro item chama a atenção: o Encantamento, segundo a pesquisa, responsável por 14% das pessoas que consideram este aspecto fundamental para a prestação de um serviço.
O Encantamento, segundo o instituto, significa a capacidade da empresa fazer com que ela seja escolhida pelo consumidor. E o encantamento vem através da oferta de diferenciais, mesmo que aparentemente pequenos.

Mas como falar em diferenciais e não padronização do atendimento numa atividade como de transportes que segue regras específicas de conduta e prestação de serviços, normas e, no caso de grande parte das cidades, até mesmo a pintura dos ônibus é padronizada?
Novamente, a resposta está nos detalhes.
Sabe aquele cantinho do degrau na região da porta que está sujo há dias e que ninguém da limpeza dá um trato lá? O passageiro está vendo. Ele pode não formalizar uma reclamação disso, mas a imagem é ruim, de desleixo.
E a luminária ou mesmo a porta que não estão bem ajustadas e ficam fazendo aquele barulhinho chato a viagem toda? Isso irrita o passageiro.
E quando a catraca fica "dançando" e fazendo aquele barulho metálico horrível então?
O banco com o braço solto ou encosto que não está firme? Dá uma sensação ruim, até de insegurança, parece que o passageiro vai cair numa curva mais fechada.
Agora, se falamos em concorrência e estes "probleminhas" já desagradam quem usa todo o dia o ônibus, imagine uma pessoa que decide um dia deixar seu carro em casa.
A "sujeirinha no cantinho do degrau", o "nheque-nheque" da luminária e da porta, o show metálico da catraca, o banco todo mole se tornam um choque para quem vem de um veículo silencioso, individual e confortável.
Um dia, este repórter, depois de insistir tanto para uma amiga que só andava de carro, passear com ele de ônibus, conseguiu convencê-la.
Depois de alguns minutos no ponto, chega o ônibus. Novinho, último modelo. Quando entramos, o que senti? Vergonha alheia!
Havia sujeira nos cantos. Não a do dia a dia que pode ocorrer, sujeira velha mesmo. Um "ononi" – objeto no ônibus não identificado – batia tanto, fazendo um barulho estressante.
A bela moça não é profissional de transporte. Nem tão pouco busóloga (pessoas que admiram e estudam ônibus). Então ela me perguntou. Esse ônibus é velho?
Poxa, o ônibus era desse ano - 2014! E eu sem jeito respondi: "Não é novo, deve ter acontecido alguma coisa." Detalhe – até hoje não sei qual era o "ononi" que fazia tanto barulho dentro daquele ônibus.
É claro que as condições da via influenciam muito na trepidação e nos ruídos do ônibus. Mas as empresas devem tentar minimizar o desconforto. Caso contrário, as pessoas vão buscar por um serviço mais confortável.
Lembra que falamos que o ônibus deve ser encarado como uma loja e o carro e a moto como a loja do outro lado da rua que vende o mesmo produto?
Pois bem, e como está a apresentação e o atendimento do balconista desta loja?
Assim, sem discriminações quanto ao gosto do profissional, mas um uniforme bem alinhado, uma barba bem feita, um bigode bem aparado, e uma conduta educada do motorista e do cobrador são diferenciais que podem conquistar clientes.
Se o sistema da cidade não exige uniforme para os motoristas, por que não adotar um uniforme próprio?
A imagem do motorista com barba mal feita, camisa aberta até metade do peito e corrente de vendedor de jogo de bicho, pode ter certeza, não é legal.
Há uma linha de ônibus municipal em Santo André, a qual pego todos os dias, que o motorista saiu de férias.
O outro que entrou fazia bem o trabalho. Mas não tinha diferenciais.
Não dava um bom dia com simpatia aos passageiros e vira e mexe atrasava uns três minutos.
Só três minutos? Era tempo suficiente para quem ia seguir viagem para São Paulo perder o trem e ter de ir no outro trem que já vinha mais lotado.
Resultado. Muita gente, inclusive este repórter, começou a procurar outras linhas de ônibus.
Quando o motorista habitual voltou das férias, o ônibus voltou a andar mais cheio.
Assim, a empresa deve passar o conceito de diferenciais aos motoristas.
Estes exemplos no dia a dia se repetem milhões de vezes e nem sempre o operador de transporte está atento a eles. Mas a pesquisa IBHE (Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial) mostra em números o quanto é importante que um prestador de serviço, inclusive de transportes, evolua e não ofereça apenas o "mais do mesmo"
A tempo! Sabe aquele pretinho no pneu? Pode passar porque o povo acha mais bonito o ônibus com ele.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes (busólogo e passageiro diário de ônibus, trem e metrô entre o ABC e a cidade de São Paulo)

domingo, 18 de maio de 2014

Thermo King fornece novas unidades de ar-condicionado para Grupo JCA

Viação Cometa, Rápido Ribeirão e Auto Viação 1001 receberão 124 unidades
A Thermo King (empresa pertencente ao grupo Ingersoll Rand), líder global em equipamentos para refrigeração no setor de transportes, acaba de fechar contrato de fornecimento de 124 equipamentos para o Grupo JCA, que serão instalados nos veículos da Viação Cometa, Rápido Ribeirão e Auto Viação 1001.
“Todos os produtos fornecidos para o Grupo JCA fazem uso do compressor X-430, exclusivo e de fabricação da própria Thermo King com durabilidade de mais de 1 milhão de quilômetros, sem necessidade de reparos”, informa Eraldo Melo, Supervisor de vendas de ar-condicionado.
O Grupo JCA está adquirindo quatro diferentes modelos do portfólio da Thermo King: O DP IV, LED3H, LRT Confort e LRT Premium. Conheça as características de cada linha:
- DP IV: Equipamento usualmente aplicado em carroceria Double Deck ou Piso Duplo, que são veículos com capacidade de transportar acima de 50 passageiros. Esse modelo é equipado com um condensador especial com cinco motores, que proporciona uma melhor troca de calor do ambiente com o gás refrigerante e consequentemente o conforto térmico ideal para os dois pisos.
- LED3H: Equipamento destinado à aplicação em ônibus intermunicipais, tem como principal característica os evaporadores montados no porta-pacote do carro e o condensador no chassis do veículo, ou seja, o teto fica livre, tornando-se a aplicação ideal para rotas que exigem altura útil máxima para circular sob pontes, viadutos ou passagens com nível de altura abaixo do padrão.
- Linha LRT (Confort e Premium): Esta linha já é consagrada em veículos urbanos e rodoviários de até 14 metros de comprimento. Todo o chassis e tampas do equipamento são produzidos em alumínio de liga especial que são resistente à corrosão e fadiga. É o único equipamento em todo o mercado nacional de ar-condicionado produzido com esse material.
Os veículos a serem equipados são Caio Apache Vip, Marcopolo Viagio 900 G7, Marcopolo Paradiso 1800 DD, Marcopolo Paradiso 1200 G7 e Neobus New Road N10.
Sobre a Thermo King
No Brasil desde 1974, a Thermo King, líder global em equipamentos para refrigeração de transportes, foi pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis e equipamento de ar condicionado para ônibus.
Comprometida com o programa de excelência para assegurar o melhor atendimento aos clientes desde a concretização dos negócios e continuidade no pós-venda, a Thermo King conta com uma ampla rede de Concessionárias que abrange todo o país, além de fornecer programas de treinamento aos técnicos e mecânicos dos clientes.
Sediada em Barueri, região metropolitana de São Paulo, a empresa, que faz parte do grupo Ingersoll Rand, possui uma planta em Araucária (PR), onde todas as operações fabris estão concentradas desde 2010.
Para mais informações acesse o site www.thermoking.com.br

sábado, 17 de maio de 2014

MPRJ decisão em 2ª instância mantém condenação da empresa de ônibus Paranapuan

Acórdão do Tribunal de Justiça em ação civil pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro manteve a condenação que obriga as empresas de ônibus Transportes Paranapuan S/A e Viação Nossa Senhora de Lourdes a regularizarem a frota e a pagarem R$ 150 mil por dano moral coletivo.
O Juízo de 1º grau já havia responsabilizado as empresas por manterem um sistema de sinalização precário e por permitir que os veículos circulassem em mau estado de conservação, inclusive com pneus “carecas”.
A ação começou com o relatório encaminhado pela Secretaria municipal de Transporte informando que o Consórcio Internorte, do qual as empresas fazem parte, foi multado por diversas irregularidades nas linhas 328 (Bananal x Castelo), 322 (Ribeira x Castelo), 634 (Freguesia x Saens Peña) e 910 (Bananal x Madureira). As linhas são operadas pela Paranapuan e a Nossa Senhora de Lourdes é a representante legal do consórcio.
O relatório deu origem ao inquérito conduzido pelo promotor de Justiça Carlos Andresano Moreira, da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital. As investigações comprovaram que os ônibus não tinham frisos nos pneus, luz de freio e informações gráficas. Além disso, foram verificados extintores de incêndio inoperantes, falha no dispositivo de acessibilidade, mau estado dos bancos, falta de dedetização e sujeira.
C/MPRJ
Transcrito do Lista Bus do Facebook

Transporte em Goiânia terá 91 novos ônibus até o fim do mês

As negociações estabelecidas com as empresas de ônibus e capitaneadas pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) têm avançado rumo à garantia de melhorias na qualidade do transporte oferecido à população da capital e Região Metropolitana. Conforme anunciou o titular da CDTC e secretário de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, João Balestra, na quarta-feira (14), já foram ampliadas 737 novas viagens para 257 linhas, fruto da aquisição de 30 ônibus que estão em circulação.
Até o dia 30 de maio, outros 61 ônibus semi novos serão colocados em circulação, bem como estão previstas contratações de 300 motoristas e de 100 organizadores de filas para atenderem em terminais que registram os maiores gargalos de organização e acesso dos usuários aos veículos. Com mais 91 ônibus em circulação, será possível promover um incremento de 170 mil novos lugares aos usuários do sistema na capital e Região Metropolitana.
A longo prazo, o acordo ainda prevê a aquisição de 300 novos ônibus durante os meses de julho a dezembro. Conforme explica o presidente da CDTC, a instalação de câmeras de segurança nos veículos será feita a médio prazo. “Até o momento as empresas têm sido bastante profissionais na discussão e estão cumprindo com tudo que foi acordado”, mencionou Balestra.
Enquanto as empresas se empenham em cumprir com a parte acordada, o Governo do Estado realizou uma série de concessões necessárias para dar respaldo às melhorias demandadas pela sociedade. Em uma medida governamental, foi reduzida a zero a alíquota do ICMS do diesel utilizado pelos ônibus do transporte coletivo.
Outra manobra foi o custeio de metade da gratuidade das passagens voltadas a idosos, estudantes e policiais, em um aporte mensal de R$4,5 milhões. A instauração do Passe Livre Estudantil, que ofereceu a gratuidade das passagens aos estudantes da Região Metropolitana, colocou Goiás na dianteira dos Estados a conceder tal benefício. Somado aos 50% do custeio da tarifa do Eixo Anhanguera concedidos pelo Governo do Estado, o montante de investimentos em transporte chega a R$15 milhões mensais. Todas as medidas adotadas foram capazes de conter em R$0,20 o aumento da passagem.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

MARCOPOLO ENTREGA MAIS 10 ÔNIBUS VIALE BRT PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DA GUATEMALA

Veículos beneficiarão mais de 3 milhões de usuários de transporte
A Marcopolo, líder brasileira e uma das principais fabricantes mundiais de ônibus, fornecerá mais 10 unidades do Viale BRT Articulado para o sistema de transporte massivo da Guatemala, o Transmetro. O sistema guatemalteco, que passará a contar com 38 ônibus da empresa caxiense, tem como objetivo beneficiar mais de 3 milhões de pessoas.
Com 18,97 metros de comprimento, o Viale BRT oferece inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência. Com chassi Scania K310IA 6x2, os veículos serão entregues, em maio, à Municipalidad da Guatemala, uma das operadoras de transporte do Sistema BRT do país da América Central.
O Marcopolo Viale BRT Articulado foi desenvolvido para aplicação nos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos e tem desenho moderno e exclusivo. Os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LEDs garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca, dispositivo de acendimento automático de luz diurna (Daytime Running Light), itinerário eletrônico e monitores internos para publicidade são outros itens das unidades fornecidas. 
O Viale BRT possui área para cadeirante e inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável.
Implementado em julho de 2010, o projeto Transmetro utiliza veículos que possuem elevada capacidade de transporte de passageiros e trafegam em pistas exclusivas nas principais vias das cidades. O sistema possibilita que o transporte coletivo seja mais eficiente, rápido, acessível e de grande conforto, diminuindo o número de automóveis nas ruas e melhorando o trânsito, além de contribuir para a preservação ambiental, com a redução da emissão de poluentes, e menor custo.
Crédito da foto: Diego Vieira
Crédito da Matéria: Marcopolo

Ônibus leva a marca da Copa


Já em ritmo de Copa do Mundo, que começa em 12 de junho, com a partida Brasil x Croácia, no Itaquerão, em São Paulo, e terá seis jogos no Mineirão, em Belo Horizonte, uma empresa de ônibus pintou o veículo, que sai do Bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana. Um dos carros executivos está com os vidros plotados com as marcas oficiais da Fifa. (Gladyston Rodrigues)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ônibus customizado pela Truckvan para empresa de videogames faz sucesso no Rio de Janeiro

LEANDRO SIQUEIRA
O FitGameBus, ônibus customizado pela Truckvan para a FitGame, empresa pioneira na locação de videogames para festas no Brasil, foi lançado oficialmente no último dia 8 de maio no Rio de Janeiro e já impactou o mercado de eventos.
“É o primeiro ônibus de games da América Latina, estamos com uma expectativa de fazer de 20 a 30 festas por mês”, destaca Márcio Galiazzi, um dos sócios da FitProduções,especializada na organização de eventos com estandes de games baseados em movimentos, como Wii Sports e títulos compatíveis com o sensor Kinect, do Xbox.
Com capacidade para receber até 35 convidados em festas itinerantes, o veículo vem equipado com uma coleção de jogos e consoles de última geração, sendo dois PlayStation 4, dois Xbox One e dois Nintendo Wii U, com direito a headsets estéreo, além de internet viaWi-Fi abastecida por conectividade 4G. Com um cenário high-tech composto por luzes LED instaladas ao longo da cabine do veículo, o ônibus está preparado para atender até 20 pessoas jogando simultaneamente e pode ser alugado por até três horas.
“Um dos diferenciais deste projeto é possibilitar aos pais e responsáveis monitorar a diversão da criança à distância, por meio das câmeras conectadas à internet”, explica Lia Braga, diretora do Departamento de Produção e Eventos da Truckvan.
Enquanto a festa estiver rolando, o ônibus circulará, por razões de segurança, à velocidade de no máximo 30 quilômetros por hora ao longo da orla da Zona Sul ou da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).
“As festas no FitGameBus serão inesquecíveis. Certamente, muitas pessoas, além de crianças e adolescentes, vão querer comemorar seus aniversários desta maneira por ser uma experiência totalmente nova e fantástica em um cenário futurista”, conclui Lia Braga.
Sobre a Truckvan
Fundada em 20 de janeiro de 1992, a Truckvan completou 22 anos. É fabricante de implementos rodoviários com foco em furgões de alumínio, produtos e soluções diversas para aplicações especiais, equipamentos e Unidades Móveis, tendo em seu portfólio soluções consolidadas e de alta tecnologia para áreas de saúde, treinamento e profissionalização, operacionais, entretenimento e eventos.Atualmente a empresa conta com mais de 300 funcionários, teve faturamento de R$ 139 milhões em 2013 e está localizada em uma área de 12 mil m2 na Via Presidente Dutra, em São Paulo, e outra unidade, com 5,5 mil m², está situada na rodovia Fernão Dias.
 
 

14 novos ônibus começam a circular na Grande Goiânia...

Usuários passam contar com 737 novas viagens
(Foto: Edilson Pelikano)
Adriana Marinelli
Goiânia - O acordo firmado em reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) entre o Governo de Goiás e as empresas de ônibus que atendem a Região Metropolitana de Goiânia está dando resultado. Dando início ao cumprimento do Pacto Pelo Transporte Coletivo estabelecido durante o encontro, realizado em abril, 14 novos veículos começaram a circular nesta quarta-feira (14/5), o que deve possibilitar 737 novas viagens.
A informação é da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O acordo prevê que 91 veículos entrem em circulação até o fim do mês, com incremento de mil viagens neste período. Ainda de acordo com a RMTC, o aumento da frota será feito em quatro etapas, com conclusão prevista para 4 de junho. Ao final do processo, a Grande Goiânia passará a contar com mais 95 veículos e 2.069 viagens a mais.
Relembre o caso
O aumento do número de ônibus é parte de um compromisso firmado pelas empresas durante reunião com o governador e com prefeitos da Região Metropolitana. Na ocasião, Marconi Perillo anunciou que o Governo do Estado assumiria 50% das gratuidades a idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, na rede metropolitana de transporte.
A outra metade será dividida entre as cidades da Região Metropolitana. No entanto, conforme destacou o governador, ficou decidido que os municípios só passarão a bancar os outros 50% a partir de 1° de janeiro de 2015.
Em contrapartida, o governador exigiu do Setransp uma lista de melhorias no transporte. Além da compra de novos ônibus, o governador também pediu que fosse criado um sistema para diminuir o tempo de espera em terminais e pontos de ônibus.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Moradores de Parque Estoril ganham ônibus de graça para circular no bairro

NOVA IGUAÇU - Cerca de 1.500 famílias do Parque Estoril, localizado numa das áreas mais carentes da Região de Tinguá, em Nova Iguaçu, ganharam nesta segunda-feira (12) transporte coletivo gratuito para se deslocar, em linha circular, até a pista da RJ-111, também conhecida como Estrada Zumbi dos Palmares. 
O novo benefício, um dos compromissos de campanha do prefeito Nelson Bornier, e que tem a parceria do Governo Municipal com a Viação Vera Cruz, foi recebido com muita festa. A comunidade dispõe agora de uma linha de ônibus adaptado inclusive para cadeirante, em intervalos de 20 minutos. Melhor ainda, sem precisar meter a mão no bolso. 
O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, anunciou que Marambaia e Iguaçu Velho também deverão receber o mesmo benefício, em breve. “O prefeito me pediu para cuidar com bastante carinho dessas duas outras regiões, que sofrem com o mesmo drama da falta de transporte público”, explicou. 
Moradores disseram que vinham enfrentando, há anos, verdadeira via crúcis. Eram, segundo eles, longas caminhadas, engolindo poeira ou atolando o pé na lama, até alcançar a rodovia onde passam ônibus com destino a Tinguá, Centro de Nova Iguaçu, Pavuna e Central do Brasil. 
“Os nossos filhos pequenos também ficavam expostos ao perigo, caminhando sozinhos, de dia e à noite, por longo trecho, entre casa e colégio. Foi uma bênção de Deus pra todos nós”, festejou a dona de casa, que se identificou como Maria das Dores. 
“Quem tem bicicleta, sofria menos. A situação era mais difícil ainda, sobretudo para idosos, geralmente portadores de algum tipo de doença, e que se viam obrigados a andar a pé até à rodovia para pegar condução. Eu e o colega Cacau lutamos muito na Câmara Municipal e também junto ao prefeito por este benefício. Mais uma vez Bornier dá uma demonstração inequívoca de grande sensibilidade e espírito público”, elogiou o vereador Marcelo Nozinho (PSD). 
Morador, há décadas, com mulher e filho, na Avenida Portugal, Jurandir Aquino, 52 anos, disse que a chegada da linha de ônibus à comunidade “parece um sonho”. 
“Não estou acreditando, acho que ainda não acordei para a realidade”, foi como reagiu, ao embarcar, às 5h15, na primeira viagem, na linha circular, que passou a atender à comunidade, por enquanto, num raio de cerca de dois quilômetros de extensão. 
Jurandir lembrou ainda que foram anos tendo que caminhar por mais de 20 minutos, a pé, ao longo de um quilômetro até à sua casa, carregando bolsas pesadas de compra nas costas. 
“Aqui dentro do bairro, a gente não tem nada, absolutamente nada, a não ser as biroscas. Tudo o que você precisa tem que ir buscar no Centro de Vila de Cava ou no Centro de Nova Iguaçu”, contou o aposentado.
Via PMNI
Foto de Alziro Xavier

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Divulgados os slogans dos ônibus da Copa. E o do Brasil promete o hexa

Cada seleção será levada por um ônibus, que receberá o slogan escolhido por votos de internautas
A Fifa divulgou nesta segunda-feira os 32 slogans que vão estampar os ônibus que vão levar as seleções durante a Copa do Mundo. A escolha foi feita por votação aberta aos internautas no site oficial da entidade máxima do futebol.
A frase do Brasil ficou definida com a promesa do título: "Preparem-se! O hexa está chegando!". Os internautas podiam escolher entre três opções para cada seleção, e as do Brasil eram, além da mais votada: "Engata a 6ª, Brasil!" e "Não na nossa casa!"
Veja abaixo as frases das 32 seleções:
Frases dos ônibus da Copa
  • Alemanha 
    Uma nação, uma equipe, um sonho!
  • Argélia 
    Guerreiros do deserto no Brasil
  • Argentina 
    Não somos apenas uma equipe, somos um país
  • Austrália 
    Socceroos: pulando nosso caminho para a história
  • Bélgica 
    Espere o impossível!
  • Bósnia 
    Dragões no coração, dragões no campo!
  • Brasil 
    Preparem-se! O hexa está chegando!
  • Camarões 
    Um leão sempre será um Leão
  • Chile 
    Chi, chi, chi! Le, le le! Viva Chile!
  • Colômbia 
    Aqui viaja uma nação, não apenas uma equipe!
  • Coreia Do Sul 
    Aproveitem, Vermelhos!
  • Costa Do Marfim 
    Elefantes mirando rumo ao Brasil!
  • Costa Rica 
    Minha paixão é futebol, minha força é meu povo, meu orgulho é Costa Rica
  • Croácia 
    Com fogo nos nossos corações, pela Croácia todos por um!
  • Equador 
    Um compromisso, uma paixão, só um coração, isso é por você, Equador!
  • Espanha 
    Dentro de nossos corações, há a paixão de um campeão
  • Estados Unidos 
    Unidos por um time, guiados pela paixão
  • França 
    Impossível não é uma palavra em francês
  • Gana 
    Estrelas Negras: aqui para iluminar o Brasil
  • Grécia 
    Heróis jogam como os gregos
  • Holanda 
    Homens de verdade vestem laranja
  • Honduras 
    Somos um povo, uma nação, cinco estrelas no coração
  • Inglaterra 
    O sonho de uma equipe, a batida do coração de milhões!
  • Irã 
    Honra da Pérsia
  • Itália 
    Vamos pintar o sonho da Copa do Mundo de azul
  • Japão 
    Samurai, chegou a hora de lutar!
  • México 
    Sempre unidos, sempre astecas
  • Nigéria 
    Só juntos podemos vencer
  • Portugal 
    O passado é história, o futuro é a vitória
  • Rússia 
    Ninguém pode nos capturar
  • Suíça 
    Estação final: 13/07/2014 Maracanã!
  • Uruguai 
    Três milhões de sonhos? Vamos, Uruguai

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