segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alckmin entrega novos ônibus para Corredor Metropolitano ABD

O secretário dos Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, Joaquim Lopes, entregam nesta segunda (21/02) 26 ônibus novos que circularão nas 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara). Ao todo, os novos veículos beneficiarão diariamente cerca 100 mil passageiros de várias cidades da região metropolitana.
O evento contará com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que visitará as instalações da empresa Metra, em São Bernardo do Campo. A Metra é a concessionária responsável por operar e manter o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara e Diadema-São Paulo).
Os veículos, adquiridos pela Concessionária Metra, operadora do Corredor, têm maior capacidade de transporte e oferecerão aos usuários mais conforto, segurança e acessibilidade. São 11 ônibus articulados de 18 metros com capacidade para transportar 116 passageiros e mais 15 do tipo Padron, de 15 metros de comprimento, cujo carregamento pode chegar até 99 usuários.
A inclusão desses ônibus no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) beneficiará também o meio ambiente, pois eles são equipados com motor eletrônico Euro 3, cuja emissão de gases é menor.
Diferenciais
Com os novos ônibus, os passageiros terão mais conforto nas viagens, pois os veículos possuem ar condicionado, bancos estofados, suspensão a ar, caixa de câmbio automática e três eixos que evitam solavancos durante a operação, além do sistema de “ajoelhamento” e piso baixo central que facilitam o embarque e desembarque nas paradas, principalmente para usuários com dificuldade de locomoção.
Os usuários com necessidades especiais contam com rampas de acesso para cadeirante, área reservada para cadeira de rodas com cinto de segurança, presilhas e botão especial para a solicitação de desembarque. Há também botão específico às pessoas com deficiência visual para pedido de parada e espaço para cão guia. Os bancos reservados têm revestimento de cor diferenciada (amarela) e comunicação visual, conforme previsto em lei.
O letreiro do itinerário é eletrônico e tem iluminação interna e externa em LED que propicia aumento de luminosidade e melhor visualização pelos passageiros. Os veículos são equipados com câmeras proporcionando ao motorista melhor visibilidade da movimentação dos passageiros no acesso e saída do ônibus.
Corredor Metropolitano ABD
O Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) é um sistema de média capacidade, totalmente exclusivo para a circulação de ônibus, que liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABCD: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
Possui 33 km onde estão distribuídos 110 pontos de parada e oito Terminais Metropolitanos que permitem a integração com outros sistemas de transporte: linhas municipais, trens da CPTM no Terminal Santo André e Metrô no Terminal Jabaquara.
São 13 linhas de ônibus operadas por uma frota de cerca de 230 trólebus e ônibus a diesel. No Corredor Metropolitano ABD são transportados cerca de 250 mil passageiros/dia.
Esse sistema conta, ainda, com a nova extensão de 12 km, que liga Diadema - São Paulo (Morumbi), e propicia integração com os trens da CPTM e futuramente com a Linha 5 Lilás do Metrô.
PROGRAMA PRELIMINAR DO EVENTO
10:45 – Recepção aos convidados na Plataforma A do Terminal Metropolitano da EMTU – JABAQUARA.
11:00 – Recepção ao Sr. Governador pelo Secretário dos Transportes Metropolitanos e embarque das autoridades e convidados nos ônibus novos com destino ao CECOM em São Bernardo do Campo, Rua Joaquim Casimiro, 290 – Bairro Planalto.
11:30 – Chegada ao CECOM (garagem da Metra) e deslocamento interno em ônibus até o ponto de desembarque.
11:35 – Apresentação do projeto “Cobrança Desembarcada” da METRA, para a modernização no Corredor ABD.
11:45 – Descerramento de fita inaugural, simbolizando a entrega dos 26 novos ônibus.
11:50 – Atendimento à imprensa.
12:00 – Encerramento
*Texto transcrito do site RD: Reporter On Line

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...